terça-feira, 19 de abril de 2011

"Xistra volta a estar no caminho das águias" - Record



O albicastrense Carlos Xistra vai arbitrar quarta-feira o quarto jogo "grande" do Benfica esta época, no encontro frente ao FC Porto que decide o parceiro do Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal.
Xistra dirigiu o Benfica-Sporting da quinta jornada da Liga, com triunfo 2-0 da equipa de Jorge Jesus, e depois ajuizou dois desafios das águias frente ao Sporting de Braga, o último dos quais bastante polémico.
O primeiro foi em dezembro, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, com triunfo dos encarnados por 2-0.
O juiz de Castelo Branco voltou a estar sob "fogo" na 22.ª jornada da Liga, quando foi nomeado para o Sporting de Braga-Benfica.
Começou por ser contestado pelos locais, mas acabou severamente atacado pelos forasteiros, que venciam 1-0 e, após a expulsão de Javi Garcia, aos 41 minutos, acabaram por ceder (1-2) e com isso praticamente perder todas as esperanças em relação à eventual revalidação do título.
Na quarta-feira, na Luz, Carlos Xistra dirige a segunda mão das meias-finais da Taça, em que o Benfica parte com uma vantagem de 2-0 alcançada em pleno estádio do Dragão.
O primeiro "grande" jogo do árbitro de 37 anos aconteceu a 20 de agosto de 2004, quando foi nomeado para dirigir a Supertaça entre o FC Porto e o Benfica, ganha pelos dragões por 1-0, com golo de Ricardo Quaresma.
Mais de três anos depois, a 27 de janeiro de 2008, Xistra voltou a dirigir um "clássico", na vitória caseira do Sporting sobre o FC Porto, por 2-0, num encontro decidido com golos de Vukcevic e Izmailov.
O mesmo resultado verificou-se na Supertaça de 2008, em que Yannick Djaló, com dois golos, ajudou o Sporting a derrotar o FC Porto.
Há duas temporadas, os leões voltaram a vencer o FC Porto, desta feita por 4-1, nas meias-finais da Taça da Liga, naquele que foi o último "clássico" de Xistra.

Sem comentários:

Enviar um comentário